quarta-feira, 30 de março de 2011

Tuberculose

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS
 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 E.M. PROF.ª CARMEM CORRÊA DE CARVALHO REIS BRÁZ
 Av. Coronel Sisson, s/nº, Imbariê, Duque de Caxias / RJ - TEL.: 2678-1291


TUBERCULOSE

Objetivos: Esclarecer sobre a tuberculose, destacando as formas de contágio, sintomas, prevenção, tratamento e preconceitos.

Público Alvo: Alunos do 9º ano.

Desenvolvimento:
*        Solicitar que os alunos escrevam a primeira palavra que vem a sua cabeça quando pensam em tuberculose
 
   Socializar as respostas, refletindo sobre os equívocos e, ou preconceitos relacionados à   tuberculose.
    *        Esclarecer e tirar as dúvidas sobre o que é tuberculose, forma de transmissão, sintomas, tratamento e forma de prevenção.
    *        Situar a tuberculose como uma doença que aparece representada de maneira ambígua em diferentes momentos da história.
    *        Desconstruir a idéia de que a tuberculose só atinge a classe popular, destacando alguns personagens que foram acometidos da doença: Álvares de Azevedo (1831-1852) Escritor brasileiro morreu aos 21 anos; Frederic Chopin (1810-1849) Pianista e compositor franco-polonês faleceu aos 39;  Vivian Leigh (1913-1967) Atriz britânica, ganhadora do Oscar por E O Vento Levou; George Orwell (1903-1950) Escritor britânico, autor de 1984; Amedeo Modigliani (1884-1920) Pintor e escultor italiano.
    *        Refletir sobre a idéia de destino atribuído a doença e ler trechos dos poemas de Manuel Bandeira.              
                     
                    Epígrafe                                                                 
    Sou bem nascido.                                                        
    Menino fui como os demais, feliz                                  
    Depois, veio o mau destino                                            
    E fez de mim o que quis.

                            Testamento                                           

     
       Criou-me, desde eu menino,
                   Para arquiteto meu pai  
                   Foi-se-me um dia a saúde...

                   Fiz-me arquiteto? Não pude!

                   Sou poeta menor, perdoai!

    *        Reconhecer sobre a existência da permanência de alguns mitos mantidos pela turma, refletindo coletivamente se: Tem que separar louças e talhares? Tuberculose é incurável? Tuberculose é hereditária? Precisa queimar as roupas do doente? Corrente de ar faz mal? Pode lavar a cabeça? Pegar na mão transmite tuberculose?
    *        Fornecer o material de divulgação para que seja repassado

    Tempo Estimado: 2 aulas 

     Avaliação: Será dada ênfase o engajamento e a participação da turma em cada fase prevista.





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